Alimentação

Voltou a ficar em casa? 5 receitas de pão para preparar nos próximos dias

Dos pães mais convencionais para comer ao pequeno-almoço e ao lanche aos que vão bem nas entradas para mergulhar no húmus, ponha mãos à obra.

É oficial: voltamos ao confinamento e, pelo menos durante os próximos tempos, pede-se que tentemos ao máximo ficar em casa e evitar saídas desnecessários. Com o isolamento, a vontade que temos é de voltar à cozinha e, tal como em março, ganhar músculos definidos nos braços ao preparar todas as receitas de pão que encontrarmos. Esperemos só que, desta vez, o fermento não esgote nos supermercados. Mas, se acontecer, há solução: fazer uma receita de pão de massa mãe.

De uma forma ou de outra, as receitas de pão que lhe trazemos são todas dobem. e previnem que recorra àqueles pães de forma cheios que duram um mês no armário e não trazem benefícios nenhuns para a saúde. Com estas receitas, além de poder fazer pão de qualidade em casa, pode tê-lo sempre à mão: basta fazer em maior quantidade e congelar depois de estar pronto.

Aproveitando a onda dos legumes da época, como é o caso da abóbora, pode fazer um pão de abóbora só com cinco ingredientes ou, para dar uso às frutas da estação, um pão com um ligeiro aroma a laranja.

Fora os pães mais tradicionais em forma de bola que tanto gostamos de ouvir a estalar durante o corte (um sinal de que saiu bem tostadinho no forno), trazemos outro que só estala quando der as primeiras dentadas: chama-se pão naan.

Tome nota destas receitas de pão saudável que pode preparar em casa.

Pão de alfarroba com quinoa

Ingredientes
— 500 gramas de farinha de trigo T65
— 50 gramas de farinha de alfarroba
— 10 gramas de mel
— 340 gramas de água
— 1⁄2 colher de chá de levedura seca de padeiro
— 9 gramas de sal
— 60 gramas de quinoa branca
— Azeite para untar q.b.
— Farinha para polvilhar q.b.

Preparação
Misture as farinhas numa taça. Adicione o mel, a água, a levedura e o sal. Mexa muito bem. Trabalhe um pouco a massa. Coloque a massa numa taça ou caixa untada com azeite e tape. Deixe levedar entre 8 e 12 horas, dependendo da temperatura ambiente.

Divida a massa em oito porções iguais. Com a ajuda de um pouco de farinha, molde pequenos cacetes. Passe a parte de cima dos cacetes pela quinoa, previamente lavada e bem escorrida.

Coloque os cacetes num tabuleiro ondulado e perfurado, próprio para baguetes. Tape e deixe levedar entre 30 e 40 minutos.

Na base do forno, coloque um tabuleiro/assadeira de metal vazio e pré-aqueça a 250ºC. Antes de colocar no forno, faça um corte a meio nos cacetes.

Ao colocar os cacetes no forno, baixe a temperatura para 220ºC e despeje uma taça de água ou cubos de gelo no tabuleiro quente. Feche imediatamente o forno.

Deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Antes de servir, deixe arrefecer em cima de uma rede.

Esta receita é do livro “Vamos Fazer Pão” de Isabel Zibaia Rafael.

Pão de açafrão com pimenta-preta e sementes de papoila

Ingredientes
— 500 gramas de farinha de trigo T65
— 100 gramas de fermento natural de trigo
— 4 gramas de açafrão-da-Índia
— 20 gramas de sementes de papoila
— 330 gramas de água tépida (a 30 ºC)
— Pimenta-preta q.b.
— 9 gramas de sal
— Azeite para untar q.b.
— Farinha para polvilhar q.b.
— Farinha de arroz para polvilhar o cesto q.b.

Preparação
Numa taça, misture a farinha com o açafrão-da-Índia e a água. Mexa. Tape a taça e deixe descansar durante cerca de uma hora. Adicione o fermento natural, as sementes de papoila demolhadas e bem escorridas, uma pitada de pimenta-preta acabada de moer e o sal. Mexa e trabalhe a massa até ficar lisa, sovando-a.

Coloque a massa numa caixa untada com azeite e deixe descansar durante cerca de 3 horas. Após 30 minutos de colocar a massa na caixa, faça a primeira dobra. Repita o processo mais três vezes, com intervalos de 30 minutos.

Depois de descansar o tempo indicado, coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha. Dê o formato desejado ao pão.

Coloque num cesto de fermentação polvilhado com farinha de arroz. Tape e deixe descansar durante cerca de 2 horas à temperatura ambiente. Coloque no frigorífico entre 12 e 15 horas.

Coloque um tacho de ferro fundido e a respetiva tampa dentro do forno e pré-aqueça a 230 ºC. Retire o cesto da massa do frigorífico. Assim que o forno estiver na temperatura indicada, retire o tacho do forno e coloque a massa no tacho, com cuidado. Coloque a tampa e leve o tacho quente ao forno e deixe cozer durante 30 minutos.

Retire a tampa ao tacho e deixe cozer mais 20 minutos ou até o pão estar dourado, mantendo a temperatura do forno. Retire o pão do tacho e deixe arrefecer em cima de uma rede.

Esta receita é do livro “Vamos Fazer Pão” de Isabel Zibaia Rafael.

Pão Naan

Ingredientes
— 150 gramas de farinha de espelta (mais um pouco para polvilhar a bancada)
— 50 gramas de sêmola de milho fina
— 3 gramas de fermento de padeiro desidratado
— 200 ml de água morna
— Sal q.b.

Preparação
No processador, triture a farinha de espelta, a sêmola de milho fina e o fermento de padeiro. Junte também a água morna e uma pitada de sal. Processe bem a massa e deixe levedar durante 2 horas.

Divida a massa em quatro partes e com cada uma faça círculos.

Numa frigideira antiaderente, cozinhe os wraps dos dois lados até ficarem dourados.

Dica da Rita

Este tipo de pão é muito versátil. Pode servir como entrada, para acompanhar o prato principal ou como snack. Pode servir com molhos como molho de tomate e coentros, maionese de abacate, húmus de tremoço, tapenade de azeitonas ou molho agridoce.

Esta receita é do livro “A Cozinha das Primas“, de Cátia Goarmon e Rita Rocha de Macedo.

Pão de abóbora

Ingredientes
— 500 gramas de farinha trigo T65
— 300 ml de água
— 25 gramas de fermento de padeiro fresco
— 230 gramas de puré de abóbora
— 10 gramas de sal fino

Preparação
Numa tigela (na da batedeira), coloque a quantidade de farinha, o sal e o puré da abóbora. Dissolva o fermento fresco num pouco de água morna (retire esta quantidade da água) e junte à mistura anterior.

Comece a amassar em velocidade lenta. Vá adicionando a água pouco a pouco. Pode não ser necessário adicionar a água toda. Quando a massa não se colar às paredes da tigela está pronta.

Polvilhe com um bocado de farinha e deixe a massa a levedar (sensivelmente 45 minutos a 1 hora). Este processo é importante para o sabor e para permitir que o fermento possa atuar.

Após a massa levedada, retire-a com muito cuidado e coloque sobre a bancada polvilhada com um pouco de farinha, dobre a massa para obter um pão redondo.

Com o cesto (de levedação) polvilhado com bastante farinha, coloque a parte lisa para baixo, parte que irá ser a cara do pão.

Deixe a levedar, tapado com um pano cerca de mais 45 minutos. Entretanto, coloque um tacho de ferro fundido a aquecer no forno a 220ºC. Quando a levedação estiver pronta, com muito cuidado coloque a massa com a parte de baixo do cesto virada para cima.

Leve ao forno com tampa e deixe durante 30 minutos. Depois retire a tampa e deixe mais 20 minutos para ganhar cor. Depois de pronto, retire do tacho e coloque sobre uma grelha para deixar arrefecer um pouco.

Esta receita é do blogue “Alho Francês“.

Bagels de passas, laranja & canela (sem levedar)

Ingredientes (para oito pães)
— 200 gramas de farinha de espelta branca (ou de trigo)
— 160 mililitros de iogurte vegetal natural
— 60 gramas de passas
— 2 colheres de chá de fermento em pó (para bolos)
— Raspa de uma laranja
— Pitada de canela
— Pitada de sal grosso

Preparação
Coloque numa taça os ingredientes secos: a farinha, as passas, o fermento, a raspa de laranja e uma pitada de canela e de sal grosso. Misture tudo muito bem.

De seguida, adicione o iogurte vegetal. Volte a misturar, até conseguir formar uma bola de massa (se necessário, adicione mais um pouco de farinha).

Divida a massa em 8 partes iguais. Forme em pães em forma de uma bola ou em forma de donuts (veja no vídeo acima).

Leve a assar ao forno pré-aquecido a 170ºC, durante 15 minutos. Aprecie simples ou barrados com doce e/ou manteiga de frutos secos.

Esta receita é do blogue “Dicas da Oksi“.