brownies vegan

Alimentação

Receita. Brownies vegan de batata-doce para comer sem culpa

Sabe aquela sobremesa que nos aconchega o estômago? Bastam cinco ingredientes para fazer esta receita que dá tanto para quem está em dieta, como para os vegans.

Provavelmente já todos tivemos aqueles dias em que a indecisão se instala e não sabemos bem o que fazer para passar o pouco tempo que sobra de um dia. Adiantar tarefas, preparar o jantar, ler, fazer exercício físico, arrumar aquele móvel que há tanto tempo andamos a adiar são apenas algumas das opções. Mas, independentemente do que façamos, é facto que a qualquer altura pode surgir aquele desejo espontâneo de comida. É aqui que entram estes brownies vegan.

Quando pensamos em brownies, talvez a primeira associação direta seja logo chocolate e algo que eventualmente possa ter mais açúcar do que aquele que desejamos. Mas nesta receita, do site de Ella Woodward, também conhecida por “Deliciously Ella”, os brownies são mais saudáveis, sem a adição de ovos, de manteiga ou de açúcar.

Aqui, só entram ingredientes saudáveis. É o caso da batata doce — sim, batata doce —, da aveia, das amêndoas e das tâmaras, que serão o elemento doce desta receita que, assim, dispensa qualquer tipo de açúcar ou adoçante aritificial. Apesar dos ingredientes poderem suscitar dúvidas para quem lê a receita pela primeira vez, esta sobremesa é uma ótima opção para quem quer experimentar novos sabores e fazer novas experiências durante o fim-de-semana.

Vá à despensa, veja o que faz falta, pegue na lista de compras e tome nota desta receita de brownies vegan que se prepara em menos de 30 minutos. Depois, é só deixar o forno fazer o seu trabalho e resistir à tentação de comer todo o tabuleiro de uma vez.

Brownies vegan de batata-doce com molho de chocolate

Ingredientes:

Para os brownies

— 2 batatas-doces grandes, descascadas e cortadas em cubos pequenos
— 12 tâmaras, sem caroço
— 100 gramas de amêndoas moídas
— 100 gramas de farinha de aveia
— 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
— 6 colheres de sopa de cacau em pó
— 6 colheres de xarope de ácer
— 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa, opcional
— A água de uma lata de 400 gramas de grão-de-bico
— 1 colher de chá de fermento em pó
— Uma mão cheia de pepitas de chocolate preto
— Uma pitada de sal marinho

Para o molho de chocolate: (opcional)

— 1 colher de sopa de cacau em pó
— 2 colheres de sopa de óleo de coco
— Duas colheres de sopa de xarope de tâmara
— 4 colheres de sopa de leite de coco (ou qualquer outra bebida vegetal)
— Uma pitada de sal marinho

Preparação:

Para começar a preparar estes brownies vegan, pré-aqueça o forno a 180ºC, no modo ventilação. Coloque a batata-doce num vaporizador ou numa panela com água a ferver entre 15 a 30 minutos, até ficar cozinhada (o tempo vai depender do tamanho dos cubos). Enquanto as batatas-doces cozinham, se ainda não tiver farinha de aveia, triture a aveia no processador até formar uma farinha e reserve.

Assim que a batata-doce estiver cozinhada e começar a desfazer-se, escorra-a e coloque-a no processador de alimentos juntamente com as tâmaras. Misture até ficar homogêneo. Depois, adicione os restantes ingredientes (exceto o chocolate) e bata até ficar sem grumos.

Assim que forme uma pasta homogênea, misture os pedaços de chocolate (se quiser adicionar este ingrediente). Coloque a mistura numa assadeira forrada e deixe cozinhar entre 45 a 50 minutos até que possa furar o brownie com um garfo e ele venha limpo.

Remova o tabuleiro do forno e deixe arrefecer pelo menos dez minutos – passo muito importante, pois precisa desse tempo para ficar firme.

Este passo é opcional mas, se quiser fazer o molho de chocolate, basta colocar todos os ingredientes numa panela em lume médio. Mexa continuamente até que tudo derreta e forme um molho, durante cerca de 5 minutos.

Quando os brownies estiverem prontos a servir, despeje por cima o molho de chocolate.