bebidas quentes

Alimentação

Do Dalgona coffee ao cacau, 6 bebidas quentes para os dias de inverno

Enquanto põe as séries em dia entre mantas e almofadas, beba uma chávena de uma destas bebidas quentes (e saudáveis).

DOBEM.
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Ainda que o frio tenha acalmado com a entrada da depressão “Gaetan”, que nos trouxe chuva e vento forte, ele por cá continua e nós a precisar de algo que aqueça o corpo (e alivie o aumento conta da luz). Para isso, nada como bebidas quentes para nos aconchegarem.

Se associa as bebidas quentes apenas ao chocolate quente, saiba que não tem de se privar dele caso esteja a fazer uma alimentação saudável. Basta dar um toque mais saudável à receita para torná-la menos “gorda”, mas igualmente reconfortante.

No entanto, para os que não são fãs de chocolate (não sabemos como, mas eles existem), há outras bebidas quentes por onde escolher, e temos algumas sugestões. Todas elas juntam ingredientes importantes nesta altura do ano, como o poderoso gengibre, que ajuda à imunidade, ou chás que todos temos no armário, como o preto.

Mostramos receitas de bebidas quentes simples com ingredientes que facilmente tem por casa, mas também outras que lhe permitem dar uso aos chamados superalimentos, como a matcha, que comprou por recomendação de alguém, mas nunca soube exatamente como usar.

Agora, não só vai passar a saber, como precisará de novo stock depois de provar o matcha latte que sugerimos. Veja as nossas sugestões de bebidas quentes para estes dias de inverno.

Bebida quente de curcuma (ou Golden Milk)

Ingredientes
— 250 ml de leite de caju (ou outra bebida vegetal)
— Uma colher de sopa de geleia de agave
— 1/2 colher de sobremesa de curcuma em pó
— 1/4 de colher de sobremesa de gengibre em pó
— Uma pitada de pimenta preta

Preparação
Coloque a curcuma, o gengibre e a pimenta preta numa caneca. Aqueça o leite de caju e verta um pouco de leite para a caneca. Misture bem o leite e as especiarias até formar uma pasta homogenea.

Misture o resto do leite e a geleia de agave. Sirva ainda quente.

Esta receita é do livro “A comida que me faz brilhar“, de Isabel Silva.

Cacau quente com curcuma

Ingredientes (para uma dose)
— 200 ml bebida de aveia (ou leite)
— 2 colheres de sopa (rasas) de cacau em pó
— 2 colheres de sopa (rasas) de linhaça triturada
— Curcuma q.b.
— Chocolate +70% cacau q.b.
— Stevia q.b. (opcional)

Preparação
Leve ao lume, num fervedor, a bebida de aveia com o cacau e a linhaça e uma pitada de curcuma, bem dissolvidos. Deixe aquecer bem (sem ferver). Se desejar, adoce com stevia.

Derreta um pouco de chocolate no microondas e mergulhe a borda da caneca. Deixe solidificar e sirva a bebida bem quente, polvilhada com raspas de chocolate e curcuma.

Esta receita é do blogue “Nutrição com Coração“.

Chocolate quente com café

Ingredientes
— 200 ml de bebida de aveia (ou outra à escolha)
— 2 quadrados de chocolate com mais 70% cacau
— Um café expresso
— Uma colher de café de gengibre e uma de canela

Preparação
Aqueça tudo ao lume e disfrute.

Esta receita é da nutricionista Marta Magriço.

Dalgona coffee

Ingredientes
— 2 colheres de sopa de água morna
— 2 colheres de sopa de café solúvel
— 2 colheres de sopa açúcar de coco

Preparação
Numa tigela, junte o café, a água e o açúcar. Bata com uma batedeira até obter uma textura cremosa, tipo claras em castelo.

Num copo, disponha a bebida vegetal aquecida. Por cima, disponha colheres do dalgona. Está pronto a beber.

Esta receita é do blogue “Mharialmeida“.

Matcha Latte

Ingredientes
— Meia colher de chá de matcha
— Uma caneca/copo de bebida de arroz (ou outro à escolha)

Preparação
Misture a matcha com o leite quente.

Dica: se misturar com um batedor de leite vai, conseguir formar uma espuma cremosa no topo.

Esta receita é do blogue “A Melhor Amiga da Barbie“.

Chai Latte vegan

Ingredientes
— 500 ml água
— 300 ml bebida vegetal
— Uma saqueta de chá preto
— 5 cravos da índia
— Um anis-estrelado
— Uma colher de sopa de canela em pó
— Uma colher de sopa de gengibre ralado
— Uma colher de chá de chá curcuma em pó ou açafrão das índias
— Uma colher de chá de pimenta preta (moída na hora)
— Para decoração: q.b. canela em pó

Preparação da mistura chai
Leve um fervedor, ou panela, ao lume com as especiarias e a água. Deixe levantar fervura, desligue e adicione a saqueta do chá. Deixe em infusão durante 5 minutos. Coe o preparado e reserve.

Preparação do chai latte
Aqueça a bebida vegetal, sem deixar ferver e adicione no liquidificador, juntamente com 100 mililitros de chai. Bata na velocidade máxima, o que vai fazer com que o chai latte fique com espuma.

Sirva nas chávenas e decore com canela em pó. Guarde o restante chai para futuras utilizações.

Dica do Chef:
O chai latte é de origem indiana e consiste em três bases de ingredientes: chai, chá, latte, “leite” (neste caso bebida vegetal), e massala, especiarias. Neste último, ainda se poderia adicionar nos ingredientes cardomomo e noz moscada. Em relação ao restante chai, poderá ser consumido sem adicionar a bebida vegetal, na qual se designa como chai massala.

Esta receita é do Auchan.