bebidas frescas

Alimentação

7 bebidas frescas e saudáveis que prometem refrescar em dias mais quentes

Das limonadas aos sumos de fruta, sem esquecer as opções mais elaboradas, não faltam combinações para os dias quentes que se avizinham. Tome nota das receitas.

Com a chegada do verão, existe uma maior tendência a encontros de final de tarde que pedem sempre bebidas frescas. As escolhas, geralmente, recaem sempre sobre as mesmas opções. É a cerveja que acompanha os tremoços, aquela sangria ao jantar, e talvez um cocktail ao pôr do sol.

Contudo, estas opções têm um problema: nem sempre são as mais saudáveis e, com calor, importa mantermo-nos hidratados, fazendo escolhas que não só nos refresquem como também sejam capazes de manter o corpo hidratado. Tudo isto, claro, sem abdicar do sabor.

E quem disse que as bebidas frescas não podem ser feitas em casa? Depois de partilharmos várias alternativas para dar mais sabor à água, temos 7 ideias de bebidas frescas que pode preparar facilmente na sua cozinha em dias mais quentes.

Todas estas receitas são simples de preparar, levam poucos ingredientes e o resultado final é uma bebida fresca, saciante e, em alguns casos, com ingredientes que até trazem benefícios para a saúde. Vá até à despensa, passe pelo frigorífico e veja se tem todos os ingredientes antes de colocar mãos à obra. E deixamos uma dica: se tiver uma mala térmica, estas bebidas são ótimas para levar num piquenique ou para uma tarde de praia.

Batido de manga e ananás

Ingredientes:

— Uma Rodela de ananás fresco (ou abacaxi)
— Manga
— Iogurte natural sem açúcar
— Cubos de gelo

Preparação:

Retire a casca ao ananás e o talo central e corte-o em cubos. Reserve. Descasque a manga, retire-lhe o caroço, corte-a em cubos e coloque-os no copo do liquidificador.

Adicione o ananás, o iogurte e o gelo e triture durante cerca de três minutos. Sirva de imediato.

Receita do Pingo Doce

“Mojito”

Ingredientes:

— 3 Ramos de hortelã;
— 1 Raiz de gengibre (5 cm);
—1 + ½ chávena de água;
— 2 Limões;
— 2 Limas;
— Folhas de hortelã qb.;
— 1 litro Água
— Gelo. q.b.
— Hortelã q.b

Preparação:

Colocar numa panela o gengibre descascado e cortado às rodelas, uma chávena de água e a hortelã. Deixar ferver em lume brando durante cinco minutos até reduzir para cerca de metade a quantidade do líquido. De seguida deixar arrefecer e coar.

Num jarro colocar os limões e as limas cortados às rodelas, algumas folhas de hortelã e o preparado anterior.  Juntar a restante água ou até cobrir o jarro e deixar repousar antes de servir. Adicionar gelo.

Receita do site “Manias de uma dietista”

Bebida com gengibre, ananás e coentros

Ingredientes:

— 1 abacaxi fresco
— 30 gramas de gengibre fresco
— 60 gramas de coentros frescos
— Água

Preparação:

Descasque e corte o abacaxi e o gengibre. Lave os coentros e remova os talos. Misture o abacaxi, o gengibre e as folhas de coentros até ficar homogéneo.

Adicione água e misture bem. Deixe refrescar e sirva.

Receita retirada da revista “Goop”

Blue Majik

Ingredientes:

— 1 lata de líchias drenadas e lavadas
— 1 chávena de chá branco
— ¼ colher de chá de spirulina azul
— 1 chávena com gelo picado
— ½ chávena de boba (pérolas de tapioca hidratadas em chá)

Preparação:

Combine as líchias, o chá branco, a spirulina e o gelo picado no liquidificador. Misture até ficar homogéneo.

De seguida, em dois copos altos, coloque as pérolas de boba e sirva imediatamente.

Receita retirada do site “Goop”

Sumo de toranja

Ingredientes:

— 1 chávena de sumo de toranja
— 2 colheres de sopa de vinagre de cidra
— 1 colher de chá de mel ou stevia (Opcional)
— Gelo (opcional)

Preparação:

Comece por tirar o sumo das toranjas, com um espremedor ou à mão. Misture o sumo e o vinagre num copo. Mexa e prove.

Adicione, se necessário, mel ou stevia. Ponha gelo e está pronto a beber.

Receita retirada do blogue “Eating Bird Food”

Sumo power

Ingredientes:

— 200ml de água de coco
— 1 mão cheia de espinafres
— 2 kiwis
— 1 laranja
— 1 colher de sopa de aveia
— 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça

Preparação:

Num liquidificador bata todos os ingredientes.

Sirva e beba imediatamente.

Receita retirada do site da nutricionista Iara Rodrigues

Limonada de maracujá

Ingredientes:

— 2 litros água fresca
— 3 Limas
— 3 maracujás
— 2 c.sopa compota de maracujá (opcional)
— Gelo q.b.

Preparação:

Juntar o sumo das limas, a polpa dos maracujás e adoçar com a compota ou outro adoçante a gosto e misturar bem. Adicionar a água e gelo a gosto.

Misturar tudo e já está. Reservar no frigorífico até à hora de servir.

Receita retirada do blogue “Healthy Bites”