águas aromatizadas

Alimentação

Quer beber mais água e não sabe como? Conheça estas 5 receitas de água aromatizada

A hidratação é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Seja fresca, natural ou até mesmo quente, há forma de deixar a sua água mais saborosa e, por isso, mais apetecível.

DOBEM.
leia este artigo em: 5 mins

Já sabemos que não há uma quantidade certa de água para ingerir por dia e que este consumo vai depender de pessoa para pessoa, no entanto, sabemos que é algo indispensável a todos nós. E se, para algumas pessoas, beber água é tarefa fácil, porque acaba por se tornar numa rotina, para outras pode ser complicado. Se faz parte deste último grupo mas quer hidratar mais o corpo ao longo do dia e não sabe como, saiba que existem várias alternativas para mudar o sabor da sua água e torná-la mais interessante e saborosa: fazendo água aromatizada.

É escusado dizer que o nosso corpo é constituído, principalmente, por água e, por isso, torna-se essencial mantê-lo hidratado para que seja capaz de cumprir todas as suas funções vitais de uma forma saudável. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil. É certo que já existem aplicações que nos ajudam a lembrar de beber água, mas se o sabor não for o mais agradável, facilmente perdemos a vontade de abrir a garrafa ou encher um copo. E a realidade é que há solução para contornar este problema, e bastam apenas alguns minutos — e os ingredientes certos — para o conseguir.

Um bom ponto de partida será adquirir uma garrafa de água que possa transportar consigo para todo o lado. De seguida, pode optar por outras bebidas leves, como o chá. São servidos, grande parte das vezes, quentes, e há vários por onde escolher, desde o chá verde ao de camomila. Mas mesmo assim, o chá pode não ser suficientemente saciante para alguns.

Por isso, outra hipótese para aumentar o consumo diário de água é misturar sabores. Como? Cortar rodelas de limão, pepino, adicionar um pau de canela, ou até outras especiarias. No fundo, deixar fluir a criatividade e tornar o ato de beber água algo divertido, simples e, acima de tudo, saboroso.

Água aromatizada com framboesas e alecrim

Ingredientes:

— 1/2 chávena de framboesas
— 2-3 raminhos de alecrim
— 1 litro de água fria

Fotografia retirada do blogue “Eating Bird Food”

Preparação:

Misture tudo numa garrafa e deixe repousar, de preferência no frio, por duas horas ou de um dia para o outro. Desta forma a água ganhará mais sabor.

Receita retirada do blogue “Eating Bird Food

Água aromatizada com melancia e lima

Ingredientes:

— 1 quilo de melancia (limpa)
— 2 limas
— 2 ramos manjericão
— 2 litros de água

Preparação:

Com a ajuda de uma colher de fazer bolinhas e colocar num jarro. Triture a melancia que sobrar e junte ao jarro. Junte também a lima, lavada e cortada em gomos, e as folhas de manjericão. Misture delicadamente, junte a água fresca e sirva.

Nota: se a melancia e a lima estiverem frescas, a bebida aguenta-se muito mais tempo, sem necessidade de juntar gelo.

Receita retirada das receitas Lidl.

Água com maçã e pêssego

Ingredientes:

— 1 pêssego
— 1 maçã
— 1 litro de água

Preparação:

Corte um pêssego, uma maçã, junte um litro de água e coloque no frigorífico.  Deixe ficar cerca de uma hora e consuma.

Fotografia retirada do blogue “A pitada do pai”

Receita retirada do blogue “A pitada do pai”

Água aromatizada com laranja

Ingredientes:

—  1 laranja às rodelas finas
—  Sumo de ½ laranja
—  2 estrelas de anis
—  1 litro de água fresca
—  Gelo q.b.
—  Hortelã (opcional)

Preparação:

Num jarro coloque os seguintes ingredientes: a laranja cortada em rodelas fina, o sumo de ½ laranja e as estrelas de anis. Adicione um litro de água fresca e envolva. Deixe repousar no frigorífico cerca de 1 hora. Se desejar, sirva com algumas folhas de hortelã.

Receita retirada do blogue “Sabores da minha cozinha”

Água com ameixa, framboesas e tomilho

Ingredientes:

— Ameixa
— Framboesas
— Tomilho

Preparação:

Corte umas fatias de ameixa e junte-as com cerca de cinco ou seis framboesas e dois ou três raminhos de tomilho. Adicione água e consuma.

Receita retirada do blogue “Casal Mistério”.